As origens do bolo de casamento

A origem do bolo de casamento remonta ao Império Romano. O noivo comia um pouco do bolo em de seguida partia o resto da fatia na cabeça da noiva! Com isto, acreditava-se, ficava simbolizado o romper do hímen e o domínio do noivo sobre a noiva, os convidados, por sua vez , acreditando que as migalhas do bolo davam sorte as comiam.

 Na época medieval, em Inglaterra, em vez de um bolo de pão havia vários bolos menores, eles trazidos pelos convidados e empilhados uns em cima dos outros; cabia aos noivos tentarem beijar-se por cima da pilha. Se conseguissem seria um sinal de que teriam muitos filhos. Diz-se que assim surgiu o bolo de casamento em andares, como existe hoje.

 Daí, no fim do século XIX, o bolo de casamento tornou-se usual. Chamava-se bolo da noiva, para mostrar que o mais importante no casamento era a noiva. No início, os bolos só tinham um andar, e eram, normalmente, de ameixa. Mais tarde surgiram os bolos cobertos com açúcar refinado. À época, os ingredientes não se encontravam facilmente, especialmente os da cobertura. Mas, uma cobertura branca significava que era feita do melhor açúcar. Assim, as famílias eram consideradas mais influentes, quanto mais branco fosse o bolo. Na época Vitoriana, esta cor passou a ter uma conotação simbólica: a da pureza e virgindade.

 No século XVII, surgiu a ideia de que as convidadas deveriam pôr uma fatia de bolo debaixo da almofada antes de se deitarem para dar sorte!

Um costume-superstição que perdura até aos nossos dias, principalmente em algumas zonas do Reino Unido e América, é o de guardar o último andar do bolo, congelando-o, para comemorar o primeiro aniversário de casamento. Esta ideia surgiu no século XIX, numa altura em que era comum os filhos aparecerem pouco depois do casamento. Assim, o terceiro andar dobolo podia servir para o baptizado.

 Na vida real , nós pobres mães de noivas e noivas mortais, no preocupamos muito com o formato do bolo, a cobertura , o sabor do bolo e ainda o top. Eu adoro bolo de casamento acho que ele é um adereço que não pode faltar , assim como não pode faltar o véu na cabeça da noiva.

 Temos várias opções, maquetes, bolo com pasta americana, bolo rústico, bolo com cobertura de chantilly , amanteigados , mini-bolos , cup cakes e a novidade bolos com cobertura de chocolate!

Ai vem a outra questão o top do bolo ??? Bonecos personalizados, de porcelana, de prata, pombinhos, monograma … ufa!!! São muitas escolhas que os noivos tem que fazer após o noivado.

Bom, diante de tantas opções , cabe aos noivos fazerem a escolha de acordo com seu gosto, seu orçamento e o tipo de festa. só não vale os noivos levarem o ‘bolo’ de seus convidados, … rrsrsrs.

Boa sorte aos noivos em mais essa árdua, mas doce tarefa !!!!

Tags: ,

Deixe uma resposta

Be the first to leave a comment!